segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DIÁRIO DE GRAVAÇÃO - PARTE 9

Guturais, Vozes complementares etc


No último dia 10 foi a vez de Djalma Moreira (Bass) soltar a voz. "Carinhosamente" apelidado por Anselmo (Caranguejo Records) como a "Voz do Diabo", o mesmo interpretou um dos personagens do conceito que será desenvolvido no primeiro album "full" da Finitude. Favor, esta é mais uma informação "top secret", não espalhem, OK?

Irônicamente, mesmo Anselmo desconhecendo, seu personagem tem tudo a ver com o apelido recebido.

Além dos guturais, Djalma Moreira também registrou backing vocals e coros em diversas faixas do CD, inclusive alguns "lead vocals".
Vale mencionar que a sua voz complementa perfeitamente as linhas vocais de Marcelo Menezes, sendo aquela admirada por este último.

Marcelo Menezes também registrou diversas vozes, finalizando por definitivo as vozes principais e os coros eruditos.

Devido a complexidade das gravações e a quantidade de detalhes, mais uma sessão de gravação será necessária para registrar os coros populares, com todos da banda soltando a voz, e os vocais femininos. O nome da vocalista com sua bela voz será anunciado no próximo "post", com fotos inclusive, fiquem de olho.
Mais uma vez contamos com a presença do fotógrafo Marcelo Hora que registrou diversos momentos interessantes durante a sessão de gravação. Mais uma vez obrigado!!
(Fotos por Marcelo Hora)

(Foto por Marcelo Hora)

(Foto por Marcelo Hora)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

DIÁRIO DE GRAVAÇÃO - PARTE 8

Violões e Percussão

Após finalizadas todas as guitarras e alguma parte dos teclados, retornamos ao estúdio para registrar alguns instrumentos diferentes em certas faixas para construir detalhes e texturas interessantes, além de base para uma faixa quase toda acústica (Informação confidencial, não contem à ninguém).

(Fotos por Marcelo Hora)

Mais uma vez gravamos no renomado estúdio Caranguejo Records e agradecemos ao Anselmo pelo belo trabalho e profissionalismo
Esta gravação tem sido bastante divertida, sem maiores problemas e, afinal, juntando a banda em algum espaço sempre tem o risco de piadas.
Conseguimos registrar um excelente timbre de violão, bem encorpado, de forma que ficamos muito satisfeitos com o resultado, além da ótima performance de Ícaro Reis, que ficou encarregado em registrar todos estes instrumentos de corda acústicos. Vale citar não se limitou ao uso do violão, também foram inseridas algumas camadas de Bandolim, criando um efeito bastante interessante e vivo em uma faixa.

Além destes instrumentos, convidamos o percussionista Dudu Percussa, conhecido de Ícaro Reis, que registrou efeitos e células ritmicas em certas tracks que pediam por algo inusitado neste sentido. Embora não seja novidade percussão em Heavy Metal, especialmente no Brasil, deve-se observar que nem sempre o casamento soa interessante. Em nosso caso ficamos surpresos como estes elementos se encaixaram perfeitamente, somando à música totalmente. Certas composições irão surpreender por fazer tal mistura sem perder o peso e as características Metal que a banda se propõe.

Ainda teremos mais uma sessão em estúdio para finalizar os backing vocals e vozes diferentes executadas por Djalma Moreira (bass). Então aguardem por mais novidades.
Não poderiamos terminar este "post" sem agradecer ao fotógrafo profissional Marcelo Hora, mais conhecido como Marcelinho, pelo trabalho realizado com maestria, como vocês podem observar nas fotos deste texto. Ele estará acompanhando as gravações finais também e assumiará o fardo de nos deixar apresentáveis no encarte deste album :)
(Fotos por Marcelo Hora)