sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DIÁRIO DE GRAVAÇÃO - PARTE 3
Finalização dos baixos e Início das Guitarras
Primeiros dias (13 a 16/09/10)
O processo de gravação do primeiro CD "full" da FINITUDE continua em um excelente ritmo. 90% dos baixos estão prontos, faltam pouquissimos detalhes para finalizá-los. Os timbres estão incríveis e as execuções bem organicas e vivas.
Enquanto isso foram iniciadas as gravações das primeiras guitarras base.
Todo o processo começou com a timbragem da guitarra de Ícaro Reis, utilizando dois amps ao mesmo tempo (Mesas Triple Recifter e Dual) somados, para bastante peso e definição. Todo o CD estará com a afinação em D e algumas faixas em C.
Ícaro está gravando com uma guitarra modificada pelo renomado Luthier Elifas Santana, conhecido pelas guitarras baianas e instrumentos utilizados por artistas de renome em todo o país, em especial, Armandinho.
Luiz Gustavo está gravando com uma Gibson Explorer 76 com cordas 0.11 para total "punch" nas faixas e também utilizando timbres dobrados.
O maior cuidado está sendo tomado nas dobras das bases, com bastante critério para tudo ficar bem sincado e bem executado.
Primeiro serão feitas todas as bases, depois timbres limpos, solos e detalhes. O grande segredo das grandes gravações são os detalhes. Muitas vezes ouvimos uma massa sonora e não percebemos que duas ou três guitarras foram dobradas ali (overdubs). Todo um processo minuncioso feito em estúdio para desenvolver um album de altissima qualidade, principalmente para atingir o mercado hodierno e exigente.


Fotos por Luiz Gustavo.